sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mansos


Convivendo em meio a tanta violência, com tanta maldade no meio da rua, uma intolerância à flor da pele temos a falsa idéia do que é ser manso. Para alguns, manso é aquela pessoal débil e alienada da realidade, aquele cara que o mundo pode cair, tudo está indo de mal a pior que ele não está nem aí. Mas mansidão é algo que o Senhor nos ensina em Sua palavra e quer que tenhamos isso em nosso caráter.
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" Mateus 5:5
O Pai tem preparado um lugar para nós, só desfrutaremos dele se formos mansos. Apenas aqueles que descansam assim como Elias sob a sombra das asas do Senhor encontram descanso para as suas almas, só eles conhecem os lugares secretos de Deus pra nós, é nessa calma e nessa tranqüilidade que Deus opera, Ele trabalha em silêncio, em silêncio Ele fala, sem precisar de furacões nem abalos de terra.
Os mansos tem essa capacidade de ouvir a Deus. Assim como Moisés - me impressiono com a sensibilidade e tranqüilidade desse homem de Deus - depois de ser fugitivo e haver constituído família em outra terra ele pede que seu sogro o abençoe e retorna ao Egito, lugar de onde saiu como assassino para resgatar o Israel de Deus. Moisés foi escolhido e teve seu caráter moldado por Deus de forma estratégica, ele era a pessoa certa. Nós em seu lugar não andaríamos com aquele povo no deserto nem por 40 minutos, somente o homem mais manso da face da Terra, guiado por Deus, conduziria aquele povo à Terra Prometida. Moisés foi em todo tempo intolerante com o pecado no meio daquele povo, foi na sua mansidão e ousadia que a presença do Senhor passou por diante dele.
“Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.” Êxodo 33:18-22
Os mansos são amigos de Deus. Enquanto o Senhor retirou sua presença do meio do povo, não a Sua ajuda, Ele se encontrava com Moisés, o chamava de amigo.
“Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.”Êxodo 33:05
“E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.”Êxodo 33:09-11

Em meio à tempestade enquanto seus discípulos se desesperavam Jesus estava a dormir, não por ser folgado ou porque já tinha trabalho de mais, afinal, Ele já tinha contado várias parábolas para o povo e merecia descanso. Mas não era isso, Jesus era humano e necessitava de descanso, não descansava apenas fisicamente, mas descansava no Senhor, Ele estava no comando, sabia que nada precisava temer, pois não seria uma tempestade que ceifaria suas vidas, aquilo era Deus provando a fé daqueles homens, o quanto eram mansos e até que ponto eles dependeriam do favor e da vontade de Deus. A bondade e a mansidão de Jesus estão presentes em toda Sua vida, nas bodas de Caná, na casa de Marta e Maria, na queda de Pedro e até mesmo na Sua prisão.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”Êxodo 11:28-30
Jesus fez um convite àquele povo, e esse convite tem se entendido a todo os povos, de toda língua, cor, crença e nação. De se achegarem a Ele todos os cansados, ansiosos, sobrecarregados, agressivos e inquietos. Ele chamou a mim e a ti também! Se você, assim como eu, quer aprender com o Mestre a ser manso, humilde e sincero, não só de coração, mas no trato com seu irmão, nas tempestades e nas adversidades, venha, Ele quer te dar essa aula, o caminho Ele já trilhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.