terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Renove a sua mente

Princípios morais e éticos sendo deturpados todos os dias para simples satisfação do desejo da nossa carne; situações que são claramente indevidas, mas que o mundo considera normais e acha que devemos aceitá-las, entre muitas outras coisas. O mundo tem nos pressionado, tentado cauterizar as nossas mentes e vedar nossos olhos para que, não vendo, façamos o que não é certo. Por muitas vezes nós acabamos cedendo à pressão do mundo e nos deixamos levar por essa onda de pecado, pensamentos e atitudes corrompidas que nos cercam constantemente. Mas Paulo, falando aos Efésios, disse: “Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes. Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.” (Efésios 4:17-19 /22-24)


Não adianta ter a mente renovada simplesmente para que ela seja ocupada com os mesmos, ou piores, pensamentos corrompidos que o mundo impõe. Precisamos abandonar os velhos hábitos e atitudes que nos destroem e corroem a nossa santidade e nos afastam de Deus, pois Ele é Santo e não pode conviver com o pecado. Temos que deixar que Ele nos transforme completamente a nossa mente para que possamos experimentar a Sua vontade. “[...], mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:2). Depois de ter a mente renovada pelo Espírito Santo devemos deixar que Ele nos guie, porque as pessoas que não têm sua mente renovada pelo Espírito Santo são dominadas pelas suas vontades. “Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito.” (Romanos 8:5). Quem tem a mente controlada pelas suas vontades está morrendo, mas quem o Espírito guia está sendo vivificado a cada dia. “As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.” (Romanos 8:6).

Ainda pior que ver o mundo deturpar valores, é ver alguns “cristãos” deturpando a verdade do evangelho. A situação se torna pior porque as pessoas, por causa de ingenuidade ou ignorância têm suas mentes cauterizadas, se entregam a esse evangelho que não é verdadeiro e que não traz salvação. Nem todo mundo que fala de Deus é realmente de Deus, conhecer a Palavra é diferente de vivê-la, pois até o diabo a conhece. Precisamos nos alimentar todos os dias da Palavra de Deus, porque ela é alimento sólido que nos revigora, nos fortalece e nos ajuda a enxergar melhor. Não devemos nos contentar com qualquer alimento, somente com o verdadeiro. “No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição.” (2 Pedro 2:1). Deus já sabia que algumas pessoas se levantariam e falariam as mentiras, mentes controladas pelo diabo pregarem um evangelho que não chama o pecador ao arrependimento e não conduz à salvação. Deus está no controle de tudo, mas não se deixem levar pelas línguas mentirosas que estão ao redor tentando corromper vocês, não deixem que elas os levem por caminhos perigosos que levem pra longe de Deus. Estejam firmes e permitam que o Senhor renove a mente de vocês por completo.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:7-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.