sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

3 coisas

Durante nossa vida percebemos algumas coisas que são indispensáveis em nossas vidas. Precisamos nos alimentar regularmente para termos força e realizarmos nossas tarefas, uma boa higiene para que tenhamos saúde e boa aparência, um teto, convivência familiar, estudos e muitas outras coisas que de certa forma são obrigatórias para que um ser humano possa ter um crescimento saudável e uma vida em sociedade sadia. Na nossa vida cristã não é diferente. Mais especificamente, precisamos de três coisas: comunhão, leitura da Palavra e oração. Como um tripé, se uma das pernas faltar ou for menos que a outra toda a estrutura será comprometida.

Sobre comunhão: Uma coisa é certa, não nascemos para viver sozinhos! Percebemos isso em nossos primeiros anos de vida quando conseguimos identificar nossa afinidade natural com certas pessoas; são colegas de escola, vizinhos, primos, muitos nos identificamos de primeira; outros temos alguns conflitos, talvez por serem iguais a nós, ou por serem diferentes demais. A solidão não nos faz bem, a caminhada é mais árdua se não temos com quem compartilhar das nossas experiências de vida, nossas dores, alegrias, uma mão que nos levante, um abraço que nos acolha. Amigos verdadeiros e fiéis, pessoas em quem confiamos colocadas por Deus em nossas vidas. Os grandes homens de Deus não estavam sós, tinham ao lado sempre um amigo fiel como Davi tinha a Jônatas (I Samuel 18:1-6), um servo que o acompanhasse como Elias tinha Eliseu que recebeu porção dobrada do espírito de Elias sobre ele (II Reis 2:9; 2:12-15)

Jesus, dentre os doze que os seguia de mais perto havia aqueles que tinham mais intimidade com ele, Pedro, Tiago e João tiveram momentos ímpares ao lado do Filho do Homem.

“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago,e  subiu ao monte a orar.- E Pedro e os que estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.”(Lucas 9:28,32), momentos de manifestações sobrenaturais, milagres e de profunda dor do Mestre. Amigos não estão presentes apenas na festa, mas são nossas companhias no pranto. Existe algo de muito profundo nos relacionamentos de amizade. Há muitos tesouros nisso, Deus se agrada da união dos irmãos.
“Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em comunhão.” (Salmos 133:1)
Feliz aquele que encontra verdadeiros amigos e, mais que isso, sabem transformá-los em irmãos. “em todo tempo ama o amigo, mas na angustia nasce o irmão.”

Sobre leitura da Palavra: A Bíblia é sem dúvidas a Palavra de Deus. Ela alimenta nossa alma num mundo que oferece ricos manjares e delícias, é nosso escudo em meio às guerras, fortaleza na tempestade. Há momentos em que a palavra de Deus e as promessas contidas nela são a única saída em meio à crise. Cada vez que lemos a Bíblia alimentamos nossa fé, temos fundamentação para os nossos argumentos. Do que adianta determos a ciência, filosofia se pra nós é desconhecida a maior fonte de inspiração e verdade já vista?
“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais profundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e  é a ele que todos nós teremos de prestar contas” (Hebreus 4:12-13 - NTLH)
É nosso alimento espiritual, se não nos alimentamos, o cansaço e diminuição das nossas forças, assim como a perda da capacidade mental são conseqüências certas. Da mesma forma, se não nos alimentamos das Palavras de Vida que encontramos na Bíblia Sagrada, tornamo-nos pessoas fracas espiritualmente. Assim como compramos um eletrodoméstico, que tem como acompanhante um manual que orientará qual a forma mais adequada de fazer uso do seu equipamento, a bíblia é nossos Manual de fé e prática. Nela encontramos regras e orientações para todos os nossos problemas e áreas da nossa vida, palavras de consolo, ânimo e repreensão, armas para lutarmos em nossas batalhas e muitas outras coisas; histórias de homens como nós, sujeitos às mesmas paixões, mas que lutaram a todo tempo e tiveram vitória das mãos do Pai.

“A Bíblia é consolo para o coração ferido. Alívio para a alma cansada. Luz para as trevas. Gozo na aflição e paz para os atribulados.” - Pr. Enéas Tognini - Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.

Eu disse “fé e prática”, não deve ser apenas lida, mas aquilo que o Senhor tem a nos ensinar em Sua palavra deve ser colocada em prática a todo momento, em todos os lugares e com qualquer pessoa, para que testemunhemos a obra do Senhor em nossas vidas, gerando assim vida.


Sobre oração: A oração é a chave que abre portas. Na oração encontramos verdadeiras armas. Em meio às lutas e perseguições, é na oração que encontramos forças para caminhar. Deus sabe das nossas lutas, aflições e necessidades, mas Ele quer ouvir de nós nossos desejos e vontades. Ela é, realmente, a maneira de falarmos com Deus. É fundamental para mantermos um relacionamento real com Ele. Pense em uma amizade, não há nenhuma outra forma de relacionarmos com o outro se não conversamos, trocarmos idéia, opiniões, pontos de vista e conselhos. Se não conversamos, logo não há comunhão, uma vez que falamos devemos ouvir, ao contrário seria um monólogo não um diálogo. Logo se não falamos com Deus é impossível ter comunhão com ele.
“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (Filipenses 4:6 - NTLH)
Durante toda a história do povo de Deus e até os dias de hoje, uma oração sincera mudou histórias de vidas (A oração de Jabes – I Crônicas 4:9-10), o destino de uma nação, abriu a madre daquela que não podia ter filhos(Ana, mãe do profeta Samuel – I Samuel 1:9-20), trouxe chuva à terra seca e liberdade ao cativo(Paulo e Silas na prisão – O Atos 16:22-26). Deus quer que tenhamos uma vida de oração, quer que toquemos Seu coração, ouvir de nós com sinceridade o que sentimos e queremos. Orar é falar com Deus e ouvir o Senhor falando conosco. Na oração temos calma nas tribulações.
Se para uma vida saudável precisamos seguir alguns padrões e normas de uma vida balanceada na nossa caminhada com Cristo é a mesma conversa. Nossa vida com Deus deve ser plena e equilibrada, Ele não quer que nos falte nada, nem espiritual nem material. Se temos vida de oração e andamos só, como lobos solitários não teremos quem nos oriente, nos levante e nos aqueça no frio. Temos que ser como ovelhas, e ovelhas andam juntas sempre guiadas pelo Bom Pastor. Se nunca estamos sozinhos, mas não lemos a bíblia não teremos sabedoria para nos relacionar com os outros.  Uma vida de leitura da Palavra de Deus sem oração de nada adianta, não teremos as armas espirituais que o Senhor nos dá quando oramos.
Que você viva uma vida espiritual saudável, relacionamentos sinceros e de qualidade que gerem crescimento espiritual e pessoal. Comunhão constante com Deus, isso é mais importante que qualquer relacionamento bem-sucedido, tenha sempre como manual de instruções a BÍBLIA SAGRADA, revelação de Deus.
“(...)para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.