segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tá tudo liberado?

Não é difícil perceber que nada mais é como antes. Vivemos em mundo inconstante onde existe um meio termo entre certo e errado, onde todas as verdades se tornaram relativas, onde o proibido é permitido e o permitido é ultrapassado. Uma onda de mudanças tem invadido nossas casas e nossas vidas, tem transformado e também transtornado a maneira que vivemos.

Conceitos, princípios, valores, tendências, atitudes, comportamentos. A velocidade com que a onda vem é impressionante e o impacto é inevitável, ou quase. No meio dessa confusão, nesse bombardeio de idéias, não é tarefa fácil encontrar a si mesmo ou descobrir um bom caminho a ser seguido. Numa perspectiva da vida cristã, isso tudo é uma verdadeira armadilha do inimigo, de fato o é. Os jovens principalmente são atraídos por aquilo que julgam ser atraente e divertido e, normalmente, é tudo o que foge da realidade e extrapola limites.

Na insaciável busca pelo diferente é possível encontrar muito mais que o esperado. Algo que aos olhos humanos é o paraíso, mas para o Espírito são trevas. E essas trevas estão tentando, todos os dias, fazer parte da vida do jovem cristão. Aí entra do desafio da santidade. Ser santo para alguns pode parecer uma pretensão absurda enquanto para outros é uma grande ‘besteira de igreja’. É evidente que o mundo coage e constrange aqueles que não querem seguir seus padrões, os torna ridículos, deforma suas imagens e faz pouco caso para que mudem de idéia ou desistam de demonstrar que são diferentes.

Infelizmente muitos jovens cristãos têm deixado que o mundo os esmague com suas pressões. Acham que cultuar a Deus é somente na igreja no domingo; esquecem que o testemunho é um culto a Deus. Não vêem problema em freqüentar boates, ouvir determinadas músicas, defender certos pontos de vistas, falar certas palavras... Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.” – 1 Coríntios 6:12. É claro que existe problema! O desafio da santidade consiste em se viver no mundo sem se contaminar por ele, sem manchar as nossas roupas espirituais. Em relação às músicas, muitas delas são interessantes e nos agradam, mas se elas ocupam o lugar da sua adoração a Deus então é um problema; se alguns pontos de vistas vão contra o que diz a palavra de Deus, deve-se ignorá-los; não é certo que mesma boca que louva a Deus seja a mesma que fala palavrões, a palavra de Deus é clara sobre isso: Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” – Efésios 4:29.

Não podemos servir a Deus apenas nos dias de culto na igreja. A igreja somos nós, não as paredes e bancos, logo, todos os dias a nossa vida é culto a Deus. Ele nos quer por completo! Deus nos dá o livre arbítrio, nos dá a possibilidade de escolhermos o que queremos fazer, mas prestaremos conta do que fizermos. Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.” – Eclesiastes 11:9.


Ser santo é ser separado. Separado do mundo, separado do mal, separado pra Deus. É ser luz no meio das trevas; é ser sal que dá o gosto; é ser instrumento para salvação; é andar segundo o Espírito Santo, não segundo a nossa própria carne; é renunciar vontades; é rejeitar o que o mundo oferece; é querer viver pela fé; é se oferecer como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” – Gálatas 5: 16-23.

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências."
(Gálatas 5:24)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.