quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um caminho e uma chance


Jesus, em toda a sua caminhada sobre a Terra esteve cercado de muita gente. Eram fariseus, comerciantes, médicos, enfermos (de alma e fisicamente) príncipes, pescadores, prostitutas, bandidos e pessoas comuns. Mas todas tinham algo em comum: além do pecado que habitava cada um, essas pessoas em algum momento de suas vidas tiveram seus caminhos cruzados com o do Messias.

Não planejaram se encontrar com Cristo, pelo contrário, foram surpreendidos com a figura do Filho de Deus, Aquele capaz de mudar a história da humanidade; eles estavam diante Daquele que poderia oferecer das águas que nunca secam. O Homem que lhes daria descanso eterno estava ali tão perto, pronto para ouvi-los, mesmo que cercado de multidões, cansado de tantas viagens e da sombra da cruz que pairava sobre Ele.
Essas pessoas estavam tendo a chance das suas vidas. Alguns nunca mais o veriam, outros passariam anos ao seu lado, outros morreriam pelo Seu Reino, mas todos de alguma forma seriam eternizados na Bíblia Sagrada e teriam seus nomes citados em púlpitos de igrejas.
“Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” João 4:09
A mulher samaritana que teve a honra de dar água ao Cristo que em troca lhe ofereceria de uma água diferente, que cessaria para sempre sua sede; “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:13-14 além da sede teve suas dúvidas sanadas, sua moral restabelecida.
“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.” João 4:21-22
Aquela mulher podia mais uma vez se sentir livre, ela havia recebido o maior dos convites, não precisava mais se subjugar, O que tinha poder não o fez. É como se eu pudesse ver aquela samaritana voltando pra casa dizendo que bebera de uma água diferente oferecida pelo Filho de Deus, e que Ele dissera que o Deus de Israel poderia ser adorado em qualquer lugar, e o momento era aquele.
O jovem rico que questionava Jesus sobre a Vida Eterna ao receber a resposta que não queria deu as costas para Aquele que mudaria sua sorte, amou mais suas riquezas, para ele seria muito difícil e pouco recompensador deixar tudo o que conquistara na terra para receber um “tesouro” no céu.
“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” Mateus 19:16
“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” Mateus 19:21-22
Somos como esse rapaz quando pra nós o palpável e reluzente nos é mais atraente do que o Reino de Deus. Há momentos que buscar as coisas do céu é muito cansativo, afinal de contas, o céu está tão distante de nós, há tanto tempo escutamos sobre a volta de Jesus, e até agora... Estamos aqui, não é?!
Pedro não tinha idéia de como seria pescar homens, mas sem olhar para trás seguiu a Cristo e viveu experiência que nem a maioria dos discípulos conheceu. Pedro conheceu o sobrenatural de Deus. Ele duvidou que fosse Jesus, a prova foi que ele também fosse andar por sobre as águas... e por MEDO afundou, e mesmo afundando Ele experimentou do socorro do Pai e da cura que Jesus oferecia para os medos e traumas daqueles que O encontrava.
Pedro aprendeu com Cristo a difícil arte de ser fiel à sua própria consciência, a assumir seus erros e suas fragilidades.”( Análise da inteligência de Cristo : o Mestre dos Mestres / Augusto Jorge Cury — São Paulo: Academia de Inteligência)
Jesus não se importava apenas em levar salvação e em convencê-los do pecado, justiça ou juízo. O Mestre dos mestres se importava também em trazer uma perspectiva de vida àquelas pessoas, trazia cura, paz, a restauração do caráter daquele povo, a saúde e a dignidade de vida. Não seria isso a mesma coisa que nós, mesmo após Sua morte e ressurreição, procuramos?Aqueles que se encontravam com Cristo estavam diante da maior chance de toda sua existência. Os que preferiram ficar com suas riquezas e idéias distorcidas talvez lá na frente se arrependessem, mas perderiam tempo demais até caírem na real, muito sofrimento que poderia ser evitado.
É tempo demais pra ficar longe d’Aquele que sonhou em estar contigo e entregou Seu Único Filho ao sacrifício, mas os que mesmo amedrontados e temerosos se rendiam ao Seu chamado mudavam o rumo da história de suas vidas, em Jesus podiam mais uma vez sonhar, sonhar com uma Eternidade ao lado do Pai, seus pecados não lhes pesavam mais. A culpa? Se nem Aquele que não tinha pecado poderia os condenar, não havia mais lamento, seus ombros estavam leves. Seus fardos eram trocados pelo jugo leve. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29
Ainda hoje o Senhor se encontra conosco, Ele nos escolhe antes mesmo de pensarmos em escolhê-Lo. Cristo nos amou com um Amor Eterno, e não importa a vida que um dia levamos e as culpas e falhas acumuladas nos nossos ombros, Ele tem um caminho de novidade de vida pra mim e pra você. Mas o convite deve ser aceito por nós, Ele bate à porta. Cristo é educado e não vai te arrastar pra viver com Ele, Seu convite a revolucionar teu viver ecoa pela Eternidade, nada daquilo foi em vão.
A escolha é minha e sua, a chance talvez possa ser a última, e se não for, não sofra à toa, corra logo para os braços d’Aquele que com certeza entende seus problemas e tem todos os seus questionamentos solucionados. Não seja como o jovem rico que, ouvindo d’Ele como herdar a vida eterna, achou mais importante seus bens materiais tão valiosos e passageiros; mas como o paralítico a beira do caminho, o coxo, a homem que tinha uma das mãos mirrada, como Pedro, Tiago, Lucas, Zaqueu. Cada um com uma história de vida particular, mas com um ponto em comum, o encontro com Aquele que mudou sua história de vida. Faça o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.