quarta-feira, 20 de junho de 2012

Minhas perguntas, Suas respostas


Eu estava pensando, me questionando e percebi que existem quatro perguntas que sempre norteiam os momentos em que preciso tomar alguma decisão. Fiquei bastante inquieto com isso, porque percebi também que raramente consigo respondê-las.

Primeira pergunta: “O que fazer?” - É estranho perceber que me questiono muito e me respondo pouco... Eu queria soluções imediatas, respostas específicas, milagres instantâneos, mas nunca quis me dar o trabalho de procurar um meio para resolver minhas próprias questões.

Segunda pergunta: “Como fazer?” - Busco dentro de mim um plano bom, uma ideia genial e procuro saídas nos caminhos da minha mente.

Terceira pergunta: “Vou conseguir?” - Nunca me sentia preparado o suficiente para olhar pra frente, manter o foco e suportar ou enfrentar o que estava sendo proposto a mim.

Quarta pergunta: “E agora, como vai ser daqui pra frente?” – Essa pergunta eu me fazia quando estava convencido que conseguiria levar adiante, sempre criando expectativas sobre tudo, torcendo pra serem superadas, mas quando me via diante das minhas frustrações e inseguranças ficava desestabilizado.

Até agora, falamos de mim, do que eu penso e sinto. Então, o Espírito Santo começou a ministrar no meu coração e pude chegar à respostas bem claras diante de mim.

Primeira resposta (O que fazer?): “Deixe nas mãos do Senhor tudo quanto você fizer e todos os seus planos serão realizados.” – Provérbios 16:3.

Nesse primeiro momento de resposta, confesso que foi como estar caminhando, distraído e bater com a cara num poste. De alguma forma foi mais ou menos isso que aconteceu. Eu estava bastante distraído pensando em como faria tudo acontecer, acabei não lembrando que nunca dependeu de mim. Deus tem o total controle da minha vida.

Segunda resposta (Como fazer?): “O Filho não pode fazer nada por si mesmo. Ele só faz o que vê o Pai fazer, e faz da mesma forma.” – João 5:19.

Sozinho dificilmente eu conseguiria fazer qualquer coisa, talvez uma coisa ou outra, mas não tudo e não da melhor forma. Apesar de querer uma resposta, estava buscando no lugar errado. Eu não teria como saber se tudo estaria certo se não tivesse um referencial. Eu não preciso de outro exemplo a não ser Jesus, preciso seguir Seus passos e andar por Seus caminhos, Ele é O Caminho.

Terceira resposta (Vou conseguir?): “Seja paciente e espere pela ação do Senhor. Seja valente e encha seu coração de coragem. Espere com confiança no Senhor!” – Salmos 27:14.

Às vezes meu coração se angustia rápido demais. Sei que Deus não precisa da minha “ajuda”, preciso dar liberdade pra que Ele consiga realizar seus propósitos em mim e através de mim.

Quarta resposta (E agora, como vai ser daqui pra frente?): “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!” – Deuteronômio 31:8.

Ainda bem que apesar de todas as minhas questões e limitações, Ele me ama e me ajuda a caminhar. Todos os dias eu O sinto segurando as minhas mãos e me ensinando a caminhar, me segurando pra que eu não caia. Ter a certeza que Ele já preparou todo o caminho à minha frente me dá segurança para seguir até de olhos fechados. Eu sei que a partir desse momento todas as coisas irão cooperar para o meu bem, mesmo que não pareça tão bom aos meus olhos.

Com essas respostas tão claras e tão profundas eu pude sentir meu coração mais tranquilo. Percebi que o problema não era o quanto eu me questionava e sim onde eu procurava as respostas! Eu as procurava dentro de mim, onde existe apenas um vazio clamando pela presença de Deus. Eu estava olhando pra mim e via apenas todas as minhas limitações... Isso fez com que eu descobrisse que eu poderia ser livre no Espírito. Desde então a minha oração deixou de ser “Espírito Santo, seja livre em mim” e passou a ser “Espírito Santo, me permita ser livre em Ti”. Antes eu me conformava com a ideia de que o Espírito Santo habitava em mim, mas hoje eu me firmo na certeza de que Ele me tem, e faço Dele a minha habitação.

Aprendi com o tempo que não devo limitar a ação de Deus dentro em mim, mas devo ser livre Nele. Qualquer resposta deve ser buscada em Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que forem considerados agressivos e desrespeitosos serão apagados.